Dr. Rodrigo Barbosa

Gastrocirurgia e Proctologia

Agenda OnlineWhatsApp

Recuperação da cirurgia bariátrica bypass

Seguindo com a nossa série (que começou aqui), falaremos sobre a recuperação da cirurgia bariátrica bypass.

Olá, sou o Dr. Rodrigo Barbosa, cirurgião especializado em aparelho digestivo, cirurgião bariátrico e co-fundador do Instituto Medicina em Foco e neste texto entenderemos como é a recuperação da cirurgia bariátrica bypass.

Além disso, veremos quais são os sinais de alerta que, caso ocorram, devem te fazer procurar seu médico.

Recuperação da cirurgia bariátrica bypass: como é o pós-imediato?

Logo após a realização da cirurgia e de ter se recuperado brevemente da anestesia, o paciente vai chegar no quarto ainda com alguns sintomas pós-anestésicos como sonolência.

Assim que a anestesia passar completamente, o paciente sentirá algum desconforto na barriga que, quase sempre, está relacionado ao gás utilizado no intraoperatório.

Os médicos utilizam este gás com a finalidade de “inflar” os canais pelos quais a câmera e as pinças vão passar, tornando possível enxergar e operar as pinças e, por conseguinte, possibilitando a operação.

No entanto, o que o paciente quer saber, de fato, é como melhorar o desconforto causado pelo gás no pós-operatório bariátrica. Primeiramente, o hospital deve fornecer medicamentos para aliviar cólicas e reduzir gases, no entanto, uma ação bastante simples do paciente pode aliviar muito o desconforto: andar. 

Caminhar reduz os gases, dores e até mesmo o risco de trombose, portanto, essa é a primeira coisa que o paciente deve fazer, assim que possível.

Dores leves e moderadas na parte superior da barriga, próximas à “boca do estômago” também são esperadas e podem ser contornadas com medicação.

O segundo dia de recuperação

No segundo dia de pós-operatório bariátrica é esperada a diminuição das dores e incômodos, além de uma facilitação da caminhada do paciente.

Além disso, no segundo dia, a dieta pós bariátrica é líquida e pobre em calorias começa. Normalmente, alimentos diets, água, chá sem açúcar, água de coco, isotônico para ajudar na reposição de sais minerais e, sem dúvida nenhuma, Whey Protein (ele será o seu melhor amigo no pós-operatório).

É esperado que a ingestão do Whey Protein não seja, ainda, a ideal para a dieta diária do paciente após a recuperação (em torno de 40 a 60g de proteína a mais por dia), mas é fundamental tomar o máximo possível para inibir a perda de massa magra e melhorar a recuperação.

Portanto, se você quer uma dica para ter um pós-operatório tranquilo, para ter menos flacidez, para que você construa uma quantidade de massa magra muito maior do que a quantidade de gordura, é sem dúvida nenhuma a suplementação proteica.

Leia esse artigo completo e saiba tudo sobre a dieta pós bariátrica com a nutricionista Dra. Christiani Chaves.

Final da primeira semana de recuperação

As dores vão melhorando progressivamente dia após dia, até que ao fim da primeira semana você se sentirá muito bem. Uma dúvida bastante comum é “quando poderei comer?”.

Normalmente, o paciente pós-operatório bariátrica não sente fome. Alguns sentem a necessidade de mastigar e podem suprimi-la com o uso de gomas de mascar, o que também pode ajudar o intestino no seu correto funcionamento durante o pós-operatório.

Recuperação da cirurgia bariátrica

Recuperação da cirurgia bariátrica bypass: fim do primeiro mês

Passado o primeiro mês, o paciente encerrará sua dieta líquida e iniciará a pastosa. E, a partir desse momento, é incumbido de fazer musculação para uma boa recuperação da cirurgia.

Se o paciente deseja, realmente, uma boa recuperação na cirurgia bariátrica, a musculação é fundamental e indispensável para a construção de massa magra e não pode ser substituída por nenhum outro exercício. É importante que os pacientes construam massa magra e reforcem suas musculaturas acessórias antes de praticar qualquer outra atividade física.

Segundo mês e o resto da sua vida

No segundo mês pode-se incorporar todos os outros alimentos à dieta pós

bariátrica. Alguns deles vão ficar mais difíceis de comer, como, por exemplo, a carne, que pode ser “indigesta”, já que agora o paciente possui apenas um “pequeno estômago” para a digestão das fibras. Por isso, mastigue bem os alimentos.

Cirurgia bariátrica bypass volta a engordar?

Um medo comum nos pacientes é se em algum momento haverá o reganho de peso.

No entanto, ele não deve acontecer se o paciente seguir todas as recomendações médicas, incluindo alimentação correta, suplementação vitamínica e exercícios físicos.

Sinais de alerta no pós-operatório

Alguns sinais e sintomas que devem servir de alerta para que o paciente entre em contato com seu cirurgião são:

  • Suor frio, pegajoso;
  • Aumento da frequência cardíaca (taquicardia);
  • Febre pós-operatória de bariátrica, principalmente se ocorrer próxima ao quinto dia;
  • Dificuldade em se alimentar ou vômitos próximos ao décimo dia; 
  • Desmaios. 

Tenha sempre em mente escolher um cirurgião de fácil acesso para que você tenha liberdade de contato em qualquer um desses casos. A detecção precoce de problemas pós-bariátrica ajuda muito no tratamento.

Por fim, lembre-se: siga nosso canal no YouTube para acompanhar esta série sobre bariátrica bypass e tirar todas as suas dúvidas.

Deixe seu comentário

plugins premium WordPress