Agende uma consulta com
o Dr. Rodrigo Barbosa

Agende uma consulta com o Dr. Rodrigo Barbosa

Recuperação bariátrica sleeve: como é?

Se você vem acompanhando a série de postagens sobre a bariátrica Sleeve, certamente estava esperando por esse tema! Hoje falarei sobre a recuperação bariátrica e quais os cuidados você deve ter no pós-operatório bariátrica. Vamos lá? 

Como já vimos nos conteúdos anteriores, a bariátrica Sleeve é uma cirurgia para tratamento da obesidade que tem se popularizado nos últimos anos. E, como toda cirurgia, o pós-operatório desse procedimento pode trazer medos e dúvidas aos pacientes. Afinal, ela dói mais ou menos que o Bypass? Sua recuperação é mais demorada? 

Eu sou o Dr. Rodrigo Barbosa, cirurgião bariátrico em São Paulo, e vou sanar essas e outras dúvidas! 

Recuperação bariátrica Sleeve: como é o pós-operatório?

Inicialmente, o pós-operatório bariátrica Sleeve costuma ser dolorido, mas essa dor é comum e tende  a melhorar progressivamente. E, para isso, é importante seguir a primeira lei da bariátrica: caminhar! Confira as três leis da bariátrica e saiba como elas podem ajudar a sua recuperação bariátrica:

Primeira lei da bariátrica

No pós-operatório bariátrica, é normal que você sinta dor e desconforto. Por isso, como sempre digo: “andar, andar e andar! Não fique parado, bariátrica não é sinônimo de ficar quietinho dizendo que está operado(a)” Caminhar ajuda a reduzir os gases que se acumulam, o que faz com que a dor vá diminuindo gradativamente. Por isso, essa é a primeira lei da bariátrica. 

Segunda lei da bariátrica

A bariátrica Sleeve, ao contrário do Bypass, tende a aumentar a pressão no novo estômago,  causar um pouco mais de dor, e tendo mais chance de levar a episódios de vômitos no 1º dia do pós-operatório. Por isso, caso você sinto algum desconforto mais forte ao acordar, chame a enfermeira e solicite por medicações para dor e contra vômitos, isso irá melhorar gradativamente.

É importante seguir a dieta pós-bariátrica, conforme prescrita por nutricionista habilitada. A dieta pós-bariátrica se inicia com a dieta líquida, que consiste na ingestão de líquidos claros, com progressão contínua, até retornar a dieta de consistência usual. Nessa fase o grande segredo é se atentar ao aporte proteico para prevenir queda de cabelo e flacidez.

A quantidade de líquidos ingeridos na dieta pós-bariátrica pode assustar à primeira vista, mas não se preocupe. É normal que o paciente não sinta tanta fome no primeiro mês do pós-operatório bariátrica, mas com o estômago pequeno a capacidade alimentar é reduzida,  tornando mais fácil se manter no plano alimentar, muitos pacientes falam que até mesmo ficam “cheios” com menos do que a quantidade orientada pela nutricionista. 

Um dos cuidados pós-bariátrica mais importantes para mim, além de um grande aporte proteico, são alguns detalhes contra a queda de cabelo que podem fazer muita diferença, como o uso de minoxidil tópico e oral, uso de vitaminas próprias com ácido pantotoneico e biotina, uso de contraceptivos como o DIU, para reduzir ou cessar a menstruação (evitando perda de ferro), e alguns outros que também podem ser utilizados, por isso marque uma consulta e saiba mais se estiver sofrendo com queda de cabelo.

Qual a quantidade de proteína por dia indicada?

Muitos perguntam sobre a quantidade de proteína necessária por dia, e sim, existe uma indicação: no mínimo 1.2g/kg/dia para evitar catabolismo e consumo de músculos. Porém, tal número é alto e muito difícil de ser atingido em indivíduos por mais de 100 kilos, então tentamos adequar a cada realidade as possibilidades.

A melhor forma nas fases iniciais de ingerir altas quantidades de proteína, tanto no sleeve quanto no bypass, é o whey protein, por ser uma fonte rica e altamente concentrada em proteínas.

A quantidade de Whey Protein pode variar de paciente para paciente. Entretanto, a maior parte dos pacientes precisa de pelo menos três scoops por dia, que têm entre 20 e 25g. Por isso sempre digo, o acompanhamento nutricional é indispensável para quem optou pela bariátrica Sleeve. 

Em nossa equipe, você pode contar com a expertise da nutricionista Dra. Christiani Chaves. Ela vai desenvolver uma dieta pós-bariátrica personalizada, baseada em suas necessidades nutricionais e preferências alimentares. 

Além disso, se você sente que pode ter dificuldade em abandonar hábitos alimentares, o nutrólogo especialista em compulsão alimentar, Dr. João Spott, vai te acompanhar em sua nova trajetória.

Terceira lei da bariátrica

Chegamos à terceira lei da bariátrica, que é cumprir a meta de exercícios físicos, mas não é qualquer tipo de exercício, ok? 

O ideal é que você faça musculação, que é mais seguro para sua recuperação bariátrica. Por isso, nos primeiros meses após a cirurgia, para você alcançar a casa do IMC 32 ou 31, foque em exercícios de força. Isso que vai te ajudar a desenvolver musculatura e ter um pouco mais de apetite. 

Minha recomendação é que os exercícios sejam feitos pelo menos 4 vezes por semana. É fundamental que isso seja seguido à risca nos primeiros 4 meses, e quando você menos esperar, terá se tornado um hábito! Exercício é sinônimo de saúde, não apenas estar com pouco peso.

homem-com-dúvida-sobre-a-recuperação-bariátrica

A bariátrica Sleeve dói mais que o Bypass?

Muitas pessoas têm dúvidas se o pós-operatório bariátrica Sleeve é pior que a recuperação do Bypass. A verdade é que eles são muitíssimos parecidos, mas não iguais.

Logo após despertar da anestesia da cirurgia do tipo Sleeve, o paciente pode notar uma dor na parte alta da barriga, popularmente conhecida como “boca do estômago”. Felizmente, essa sensação pode ser facilmente tratada com remédios, até mesmo opioides como a morfina, dependendo do grau da dor que o paciente está enfrentando. 

A dor pode assustar, mas não se preocupe! É comum que durante a recuperação bariátrica desse tipo de cirurgia a dor inicial seja mais forte, mas ela melhora progressivamente, principalmente se o paciente caminha com frequência.

A bariátrica Sleeve é mais dolorida porque é uma cirurgia que envolve basicamente uma cirurgia gástrica de alta pressão, até que seu corpo se adapte a essa pressão, e até que ocorra uma cicatrização inicial do grampeamento, essa dor poderá ocorrer, porém, com medicamentos certos ela será controlada.

Como eu já disse, mas vale ressaltar, a dor é esperada na recuperação bariátrica. Entretanto, existem alguns sinais de alarme que você deve monitorar e voltar ao hospital caso identifique algum deles. Eles são: 

  • Suor frio;
  • Desmaio;
  • Febre;
  • Vômitos de repetição. 

Outros cuidados pós-bariátrica

Aqui eu gostaria de abrir um parêntese e falar diretamente com as futuras mamães. Ao receber em consultório as pacientes que estão considerando uma cirurgia bariátrica em São Paulo, vem imaginando engravidar o quanto antes.

Hoje existem dezenas de estudos que indicam que a cirurgia bariátrica, tanto bypass quanto Sleeve aumentam drasticamente a fertilidade. Entretanto, é importante frisar que, a paciente bariátrica deve esperar, pelo menos, 1 ano após a cirurgia para tentar engravidar, o ideal seria 1 ano e meio!

Mas afinal, por que estou falando isso? Muitos pacientes no pós-operatório bariátrica querem já engravidar, mas esse tempo dito acima deve ser respeitado, tanto pela boa nutrição do bebê (imagine engravidar e estar perdendo peso ao mesmo tempo!? Isso pode prejudicar o crescimento do bebê!), quanto pela possibilidade de usarmos mais medicamentos contra queda de cabelo.

Por outro lado, se você ainda não pensa em ser mamãe, está liberado usar a finasterida ou dutasterida, desde que você use um bom método contraceptivo. Os anticoncepcionais orais são bem eficazes no sleeve tétrica, mas eu indico que você coloque um DIU. Um DIU hormonal vai te ajudar a prevenir uma possível anemia, e consequentemente ajudar a reduzir ainda mais a queda de cabelo.

Essas são as principais dicas de recuperação após a bariátrica Sleeve! Se você está considerando fazer uma cirurgia bariátrica em São Paulo, entre em contato comigo e, juntos, faremos uma avaliação para entender qual a melhor técnica para você. 

Um grande abraço,

Dr. Rodrigo Barbosa, cirurgião bariátrico em São Paulo.

 

Referências:

Bariatric surgery: Postoperative nutritional management. Uptodate. 4 de agosto de 2022. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/bariatric-surgery-postoperative-nutritional-management?search=post-bariatric%20diet&source=search_result&selectedTitle=1%7E150&usage_type=default&display_rank=1. Acesso em: 11 de junho de 2024.

Placement of the peritoneal dialysis catheter. Uptodate. 3 de abril de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/placement-of-the-peritoneal-dialysis-catheter?search=omentopexy&source=search_result&selectedTitle=1%7E4&usage_type=default&display_rank=1. Acesso em: 11 de juho de 2024.

Fertility and pregnancy after bariatric surgery.  Uptodate. 5 de julho de 2023. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/fertility-and-pregnancy-after-bariatric-surgery?search=post-bariatric+hair+loss&source=search_result&selectedTitle=2%7E150&usage_type=default&display_rank=2. Acesso em: 11 de junho de 2024. 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas