Agende uma consulta com
o Dr. Rodrigo Barbosa

Agende uma consulta com o Dr. Rodrigo Barbosa

Bariátrica Sleeve: vantagens, desvantagens e considerações

Continuando nossa série sobre bariátrica sleeve, hoje abordaremos as maiores vantagens e desvantagens do sleeve gástrico, também conhecido como gastrectomia vertical.

Como vimos anteriormente, esta é uma técnica cirúrgica popular no tratamento da obesidade. Um procedimento que envolve a remoção de parte significativa do estômago, deixando-o com um formato de tubo ou “manga de camisa”. 

Uma das principais dúvidas que os pacientes é a possibilidade de realizar a cirurgia bariátrica pelo convênio. E, sim! O sleeve é uma cirurgia bariátrica feita pelo plano de saúde no Instituto Medicina em Foco.

Agora, exploraremos em detalhes as vantagens e desvantagens desta cirurgia, fornecendo uma visão mais ampla para aqueles que consideram este caminho para a perda de peso.

Vantagens da bariátrica sleeve

1. Preservação da absorção de nutrientes

Uma das principais vantagens do sleeve gástrico é que ele é uma cirurgia restritiva e não malabsortiva.

Isso significa que, ao contrário de outras cirurgias bariátricas que alteram o trato gastrointestinal para reduzir a absorção de nutrientes, o sleeve permite que a comida siga seu curso natural.

A absorção de nutrientes é, portanto, muito pouco influenciada, com exceção da vitamina B12, e em algum grau reduzido de ferro. Muitos pacientes podem parar de tomar polivitamínicos sob orientação médica após um ano e meio ou dois anos da cirurgia, desde que os exames periódicos indiquem que os níveis de vitaminas estão adequados e que sejam feitos exames periódicos. Isso faz do Sleeve uma excelente opção para aqueles que desejam minimizar o impacto nutricional da cirurgia.

2. Menor perda de peso inicial, porém eficaz

O sleeve gástrico é conhecido por induzir uma perda de peso mais gradual e menos drástica em comparação com outras cirurgias, como o bypass gástrico. 

Por isso, para pacientes com obesidade menos severa, esta pode ser uma grande vantagem. A perda de peso mais lenta pode reduzir a flacidez da pele e permitir um planejamento mais controlado do peso final.

Além disso, devido à preservação da função intestinal, os pacientes conseguem absorver proteínas de maneira mais eficiente, facilitando o ganho de massa magra.

3. Redução do apetite

Outra vantagem significativa é a redução do apetite. A parte do estômago removida durante o sleeve gástrico é responsável pela produção de grelina, um hormônio que estimula a fome.

Assim, com menos grelina sendo produzida, os pacientes experimentam uma sensação de saciedade maior e mais cedo, além da redução do apetite, o que ajuda na adesão a uma dieta saudável e controlada.

4. Ausência de hérnia interna

Uma vantagem técnica importante é a ausência do risco de hérnia interna, uma complicação possível em cirurgias que envolvem a transposição do intestino, como o bypass gástrico. 

Sem a necessidade de mover partes do intestino, a gastrectomia vertical não tem riscos para esse tipo de complicação, proporcionando uma vida mais despreocupada com esse tipo de problema a longo prazo.

5. Cirurgia Conversível

O sleeve gástrico é uma cirurgia conversível, o que significa que pode ser transformada em outro procedimento bariátrico caso o paciente experimente um reganho de peso significativo ou recidiva de doenças relacionadas à obesidade. 

Se um paciente com sleeve gástrico recuperar uma quantidade substancial de peso, procedimentos como o bypass gástrico ou o SADI-S (em termos simples, essa técnica consiste em um sleeve gástrico com desvio intestinal único), sobre o qual falaremos depois, podem ser realizados. Esta flexibilidade pode ser considerada uma grande vantagem, permitindo ajustes futuros para manter a eficácia da perda de peso.

É importante salientar, que dentre o meio cientifico, costumamos dizer que a primeira bariátrica sempre terá o melhor impacto na perda de peso, o que quer dizer, que procedimentos secundários podem não trazer tanto emagrecimento quando o indivíduo deseja. 

pessoa curiosa sobre a bariátrica sleeve

Desvantagens da bariátrica sleeve

1. Reganho de peso e menor perda de peso

Apesar de suas muitas vantagens, o sleeve gástrico tem uma taxa mais alta de reganho de peso em comparação com outras cirurgias bariátricas. Isso ocorre porque, sem o desvio intestinal, o sleeve depende mais da restrição física e da mudança de hábitos do paciente.

O estômago, sendo um músculo, pode se dilatar ao longo do tempo, permitindo que o paciente coma mais. Sem uma mudança significativa de estilo de vida e hábitos alimentares, é possível que o paciente recupere o peso perdido. A cirurgia não é uma solução mágica e exige uma transformação profunda nos comportamentos alimentares e na rotina de exercícios.

É também importante salientar que esse tipo de cirurgia também tem menor perda de peso total quando comparada ao Bypass Gástrico, logo a expectativa da perda do paciente deverá ser considerada no momento da escolha da técnica cirúrgica.

É importante frisar que o paciente submetido a esse tipo de cirurgia deverá ter um trabalho árduo para conquistar maior quantidade de massa magra, constituindo assim um metabolismo saudável, de modo que no futuro ele possa lidar com o aumento da ingesta de alimentos sem grandes repercussões em seu peso, afinal de contas bariátrica é sinônimo de mudança de estilo de  vida.

2. Refluxo Gástrico na bariátrica sleeve

O refluxo gástrico é outra desvantagem comum. Devido à redução do tamanho do estômago, a pressão dentro do estômago aumenta, o que pode causar refluxo ácido. 

Cerca de 50% dos pacientes experimentam algum grau de refluxo após a cirurgia e, além disso, uma parte desses pacientes pode precisar de tratamento adicional como uso de medicações ou até mesmo de uma segunda cirurgia para converter o sleeve em um bypass gástrico, que tende a resolver melhor os problemas de refluxo.

3. Necessidade de suplementação de B12

Embora o impacto na absorção de nutrientes seja mínimo, a vitamina B12 é uma exceção. A remoção de uma parte do estômago afeta a produção do fator intrínseco, necessário para a absorção da vitamina B12. 

Assim, muitos pacientes precisam de suplementação de vitamina B12, ocasionalmente ao longo da vida, importante dizer que essa vitamina pode ser ofertada por injeções intramusculares semestrais ou anuais, não impactando diretamente em sua rotina. Isso requer monitoramento regular e ajuste da dosagem conforme necessário.

Considerações finais sobre a bariátrica sleeve

O sleeve gástrico oferece uma série de benefícios que o tornam uma escolha atraente para muitos pacientes que buscam perder peso de forma eficaz e sustentável. Isto é, sua abordagem menos invasiva em termos de absorção de nutrientes, combinada com a redução do apetite, o torna uma opção segura e eficaz para muitos. No entanto, como qualquer procedimento médico, ele não está isento de riscos e desvantagens e nem é ideal para todos os pacientes que desejam fazer uma cirurgia bariátrica.

As desvantagens e contraindicações devem ser discutidas com um profissional de saúde capacitado antes da cirurgia, para isso, você pode contar comigo. Ou seja, a decisão de se submeter ao sleeve gástrico deve ser baseada em uma avaliação cuidadosa e em um compromisso de longo prazo com mudanças de estilo de vida. 

Para aqueles que estão prontos para fazer essa mudança e seguir um plano de vida saudável e ativo, o sleeve gástrico pode ser uma ferramenta poderosa para alcançar e manter um peso saudável. Mas lembre-se: a cirurgia é apenas uma parte do processo. O verdadeiro sucesso vem da combinação da cirurgia com um compromisso sério com uma vida saudável.

Se você está considerando o sleeve gástrico, certifique-se de escolher um programa de suporte abrangente que inclua acompanhamento médico, aconselhamento nutricional e apoio psicológico. Se o caso é de uma cirurgia bariátrica em São Paulo, considere conhecer o Instituto Medicina em Foco.

Lembre-se, também, de que eu sou cirurgião bariátrico em São Paulo e você pode contar comigo para tirar suas dúvidas.Além disso, não se esqueça de continuar se educando sobre o processo, assistindo a vídeos informativos, lendo artigos e participando de comunidades de apoio.

Um grande abraço,

Dr. Rodrigo Barbosa, especialista em cirurgia bariátrica em São Paulo.

 

Referência:
Laparoscopic sleeve gastrectomy. Uptodate, 29 de março 2024. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/laparoscopic-sleeve-gastrectomy?search=sleeve&source=search_result&selectedTitle=1%7E150&usage_type=default&display_rank=1. Acesso em: 28 de maio de 2024

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas