Olá! Eu sou o Dr. Rodrigo Barbosa, especialista em cirurgia bariátrica em São Paulo e hoje trago para você a voz de uma pessoa que já passou pela bariátrica bypass e que hoje colhe maravilhosos resultados.
Com esta entrevista você entenderá melhor, pelo ponto de vista da paciente, as dificuldades e os benefícios da bariátrica que são enfrentados ao optar pela cirurgia.
Para isso, apresento a vocês a história da Vanessa Vitória, que é minha paciente e da equipe multidisciplinar do Instituto Medicina em Foco.
Fale um pouco sobre você e sua história com a bariátrica bypass e como foi entender que obesidade é doença?
Olá, sou Vanessa Vitória, tenho 42 anos. Fiz minha bariátrica há 3 anos. Conheci o Dr. Rodrigo Barbosa por acaso pela internet. Já havia corrido muito atrás da saúde, né? Não encontrava de jeito nenhum.
A gente que é obesa pensa que a obesidade não é doença, acha que só está gordo, e no final das contas, está acarretando milhares de centenas de comorbidades e nem percebe.
Como você decidiu fazer a cirurgia bariátrica bypass?
Bom, eu tenho a história do antes e depois da cirurgia bariátrica, né? Foi uma virada de chave, realmente. Eu sempre digo que, para optar por essa cirurgia, tem que ser corajoso.
Não dá para deixar a vida levar, não. Eu sempre trabalhei com o corpo, trabalhava com dança em bandas, enfim, tive meu filho Lucas. E quando ele fez 15 anos, eu vi que para mim já não dava mais, porque virei uma sanfona, sabe?
Todo ano a mesma história: engorda 5kg, emagrece 2kg, engorda 10kg, até chegar a 97kg.
Foi nesse momento que eu encontrei o Dr. Rodrigo. Eu havia ido em vários médicos gastros, endócrinos e todos me desanimavam. Falavam: “não, é só fechar a boca, é só parar de comer”.
E foi quando encontrei o Dr. Rodrigo Barbosa, que foi um príncipe comigo. Um querido, começou a me explicar realmente o que obesidade é doença, por que até então eu entendia que obesidade não era uma doença né?
A gente ficava gordo, mas se não tivesse as taxas desreguladas, então eu não tinha doença. Até que eu entendi que sim, que obesidade é uma das piores doenças.
Quais foram as principais mudanças na sua vida pós bariátrica?
A bariátrica bypass mudou a minha vida. Eu voltei a me reconhecer, me achei ali, uma Vanessa que estava tão perdida há 15 anos. Então, a mudança foi realmente na saúde.
Claro que a estética também é muito importante. Acho muita hipocrisia a gente falar que é só a saúde, é a beleza estética também. Ela nos deixa com uma autoestima maravilhosa e dá aquela vontade de continuar no rumo certo, né? Treinar, comer direitinho.
Como está sendo sua adaptação à alimentação pós bariátrica bypass gástrico?
Quanto à alimentação, para mim, eu não me restrinjo tanto. Eu nunca fui muito do doce, sabe?! O que me engordou mesmo foi a bebida alcoólica. Na época da pandemia, a cerveja me deu uma boa engordada. Acho que eu saí dos 85 para os 97 muito rápido.
Então hoje, eu deixo para tomar alguma coisa com álcool aos sábados ou domingos. Então, para mim, não mudou tanto como não gostava muito de doce, eu nunca fui de comer tanta tranqueira. Meu problema era realmente a bebida alcoólica.
A minha recuperação da cirurgia foi muito tranquila. Eu digo que a preparação foi muito pior que o pós. O pós, para mim, foi assim… não senti nada. Logo quando operei, eu tive um probleminha ali que achava que era um grande problema, e eram só gases né?
Quais foram os resultados alcançados em relação à perda de peso e melhoria da saúde?
Os resultados físicos para mim foram muito bons, porque eu acho que um corpo é muito diferente do outro, né? Cada um tem uma genética, um organismo. Eu não fiz reparadoras ainda, quero fazer algo nos seios, mas de resto foi tudo academia mesmo, muito treino e muito foco.
E como tem sido o suporte da equipe médica e nutricional no seu pós-operatório?
A equipe faz muita diferença na sua bariátrica. Porque às vezes, se você chegar e encontrar um médico mais bruto, você acaba tendo medo da bariátrica. Eu acho que meu encontro com o Dr. Rodrigo foi uma conexão mesmo, sabe? Ele me fez entender que realmente eu tinha uma doença, que era obesidade.
A gente não entende o quanto a obesidade acarreta centenas de doenças para nossa vida. Então, o pós-operatório foi incrível. O Dr. Rodrigo é príncipe, ele deixa a gente muito à vontade, tanto no pré, quanto no pós. Depois da cirurgia é só alegria, né?!
Como você lida com as possíveis restrições alimentares impostas pelo procedimento?
As restrições não são tantas assim, porque um bariátrico ele come de tudo, só que com moderação, né? A palavra moderação tem que fazer parte da nossa vida. Então, a gente pode viver muito bem depois da bariátrica, basta ter responsabilidade.
Quais foram os benefícios da bariátrica bypass, emocionais e psicológicos que você percebeu após a cirurgia?
Após a cirurgia, eu me reencontrei. Eu fiquei 15 anos gorda, e eu sempre fui muito feliz, sempre fui muito ativa, mas eu não me reconhecia, sabe? Eu olhava no espelho, meu nariz era mais largo, meu corpo não condizia com quem eu entendia que eu era.
E depois da bariátrica, eu me reencontrei. Eu acho que hoje eu vou fazer 42 anos e eu me sinto com 20, sabe?
Quais conselhos você daria para outras pessoas que estão considerando fazer a cirurgia?
Você que luta com a obesidade há muitos anos, eu falo que bariátrica não é assim como passear no shopping e voltar magro, né? A gente tem que lidar com a cirurgia com responsabilidade, essa é a palavra.
Então, se você já fez milhões de dietas, que foi o meu caso, já tentou emagrecer de todas as maneiras, está desanimado, não desista de você. A gente cria um monstro com a bariátrica, né?
Encontre um médico com responsabilidade que vai criar alguma conexão com você, que vai te deixar confortável, porque a gente tem que operar acreditando, né? Porque eu falo que é a criatura e o criador, e o Dr. Rodrigo é desses. Então, não se deixe, se ame, se exalte, bora para cá.
Conclusão
Esta história inspiradora de Vanessa Vitória nos oferece uma visão poderosa, mas realista sobre a jornada que pacientes de cirurgia bariátrica bypass passam.
Ao compartilhar esta experiência com você, pretendo mostrar não apenas as transformações físicas, mas também os benefícios da bariátrica que são emocionais e psicológicos.
A história de sucesso absoluto da Vanessa reforça o que eu sempre digo: que é possível reconstruir não apenas o corpo, mas também a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes que sofrem com a obesidade.
Nosso desejo é que você também se reencontre e, para isso, você pode contar com a equipe do Instituto Medicina em Foco.
Dr. Rodrigo Barbosa, cirurgião bariátrico em São Paulo.
0 comentários