Saiba mais sobre as opções de cirurgia para RCU
A Retocolite Ulcerativa (RCU) é uma Doença Inflamatória Intestinal que afeta, principalmente, o intestino grosso, e pode causar sintomas, como dor abdominal, diarreia e sangue nas fezes.
Para alguns casos, o tratamento com medicamentos e mudanças de hábitos é suficiente para reduzir os incômodos. Mas para outros, que apresentam uma gravidade maior, a cirurgia pode ser necessária.
Se você busca uma cirurgia para Retocolite Ulcerativa e quer garantir qualidade de vida, eu, Dr. Rodrigo Barbosa, especialista em RCU e Gastrocirurgia, posso te ajudar! Agende a sua consulta comigo e conheça as opções de tratamento mais adequadas para o seu caso.
Tipos de cirurgia para Retocolite Ulcerativa
Existem diferentes tipos de cirurgia para Retocolite Ulcerativa. A escolha dela será definida por quatro fatores principais:
- gravidade da doença;
- estado de saúde
- preferência do paciente;
- diagnóstico confirmado.
O último fator é importantíssimo, pois os casos de Retocolite Ulcerativa se assemelham um pouco com os de Doença de Crohn.
Portanto, através de um exame bastante detalhado do paciente, a definição de um diagnóstico preciso será primordial para a escolha de um procedimento cirúrgico mais eficaz para o tratamento de RCU.
Agora, conheça abaixo os procedimentos mais comuns usados para tratar a doença:
Colectomia total
Se trata da remoção completa do cólon com a preservação do reto. Esse tipo de procedimento cirúrgico é indicado para pacientes com doença refratária grave, megacólon tóxico e com um alto risco de complicação.
Ela reduz as inflamações, porém, pode exigir cirurgias posteriores para a retirada do reto ou a construção de uma bolsa ileal — estrutura construída cirurgicamente por onde passarão as fezes. O benefício dessa bolsa é que ela é interna, e, portanto, o paciente pode controlar os movimentos intestinais sem recorrer a uma bolsa externa.
Colectomia subtotal de emergência
É o procedimento de retirada do cólon, com a manutenção do reto de forma momentânea. Ela é indicada para casos graves em que o paciente está com megacólon tóxico ou perfurações intestinais.
Essa técnica reduz o risco de complicações fatais e permite ao especialista um tempo mais hábil para planejar o próximo procedimento no paciente de forma mais segura.
Proctocolectomia total com bolsa ileal
A proctocolectomia com bolsa ileal é uma opção ideal e bastante eficaz, especialmente para pacientes jovens. O seu procedimento consiste na retirada total do cólon e do reto e, ao mesmo tempo, na implantação de uma bolsa a partir do íleo que é onde se conecta ao ânus.
Com a criação , o paciente consegue controlar os movimentos intestinais sem que para isso precise usar uma bolsa externa. Essa cirurgia é considerada a “cura da retocolite ulcerativa”.
Legenda: Proctocolectomia total com reconstrução do intestino delgado com bolsa em J.
Proctocolectomia total com ileostomia definitiva
A Proctocolectomia total com ileostomia permanente é um procedimento que consiste na retirada total do cólon e na criação de uma bolsa externa no abdômen para a saída das fezes.
Esse procedimento é indicado para pacientes que não são candidatos à construção da bolsa ileal ou que preferem uma solução definitiva, sem obter complicações como pouchites — inflamações da bolsa ileal, que pode ocorrer em 50% dos pacientes que a possuem no organismo.
Precisa realizar algum procedimento cirúrgico de urgência para tratar a Retocolite? Agende uma consulta comigo e entenda qual cirurgia é a mais indicada para o seu caso.
Tipos de abordagens cirúrgicas para tratar RCU
Graças aos avanços tecnológicos na área da Gastrocirurgia, hoje é possível realizar os diferentes tipos de cirurgia para Retocolite Ulcerativa de maneira menos invasiva. Veja abaixo as principais abordagens cirúrgicas modernas para tratar RCU:
Cirurgia Laparoscópica
A Cirurgia Laparoscópica é realizada por um Gastrocirurgião que, na ocasião, utiliza pequenas incisões e uma câmera (laparoscópio) para conduzir todo o procedimento.
Essa câmera permite ao profissional visualizar imagens do interior do corpo do paciente em tempo real, garantindo maior precisão e menos procedimentos invasivos ao longo da cirurgia.
Cirurgia Robótica
A Cirurgia Robótica permite ao Gastrocirurgião ainda maior precisão e controle. O procedimento é realizado com o auxílio dos braços de um robô – o qual é movimentado pelo profissional por meio de joysticks.
Essa cirurgia é, principalmente, indicada para operações mais complexas, como a proctocolectomia total, por exemplo.
Ambos os tipos de procedimento são minimamente invasivos. Eles garantem:
- menos riscos cirúrgicos;
- redução do tempo de recuperação;
- menos cicatrizes e dores no pós-operatório em relação às cirurgias convencionais de RCU.
Se você deseja saber mais sobre como essas técnicas podem te beneficiar e qual é a mais indicada para o seu caso, marque uma consulta comigo. Eu, Dr. Rodrigo Barbosa, sou especialista em Retocolite Ulcerativa e procedimentos de alta precisão.
Faça a sua consulta no Instituto Medicina em Foco
O Instituto Medicina em Foco é referência no tratamento de Doenças Inflamatórias Intestinais, como a RCU. Oferece uma abordagem integrada e personalizada, além de contar com profissionais de alta qualidade.
Somado a isso, o Instituto investe também em tecnologia de ponta para cuidar da saúde e o bem-estar de seus pacientes da melhor forma.
Conheça o Dr. Rodrigo Barbosa
Eu sou Gastrocirurgião e especialista em Retocolite Ulcerativa. Possuo ampla experiência em Doenças Inflamatórias Intestinais e procedimentos cirúrgicos avançados, o que garante excelência e o melhor cuidado para cada paciente.
No Instituto Medicina em Foco, ofereço acompanhamento multidisciplinar, abordando as necessidades específicas de cada paciente, de forma a proporcionar soluções seguras e eficazes que promovam o bem-estar e a qualidade de vida.
Agende a sua consulta
Faça da sua saúde uma prioridade! Entre em contato com o Instituto Medicina em Foco e marque uma consulta comigo hoje mesmo. Com ajuda profissional, é possível viver com maior qualidade de vida.
Para mais informações, siga o Dr. Rodrigo Barbosa nas redes sociais:
- YouTube: Canal Medicina em Foco
- LinkedIn: Dr. Rodrigo Barbosa
- Instagram: @drrodrigobarbosa
- TikTok: @drrodrigobarbosa
- Doctoralia: Dr. Rodrigo Barbosa
Até a próxima,
Dr. Rodrigo Barbosa, Gastrocirurgião em São Paulo.
FAQ – Dúvidas frequentes sobre cirurgia para Retocolite Ulcerativa: opções e quando fazer?
1. Como é feita a cirurgia para Retocolite Ulcerativa e quais são os riscos?
A cirurgia para RCU pode incluir colectomia ou proctocolectomia. Riscos incluem infecção, ileostomia e complicações da bolsa ileal.
2. Quais são as complicações da pouchite após a cirurgia de bolsa ileal?
Diarreia, dor abdominal, abscessos perianais e fístulas anorretais são comuns da pouchite em pacientes com bolsa ileal após cirurgia para RCU.
3. Diferenças entre a proctocolectomia total e a colectomia total de emergência na RCU.
A proctocolectomia total remove reto e cólon; a total preserva parte do reto em casos emergenciais.
4. Quando a cirurgia laparoscópica é indicada para Retocolite Ulcerativa?
A cirurgia laparoscópica é um método minimamente invasivo em casos de RCU sem complicações graves, reduzindo dor e tempo de recuperação.
5. Cirurgia Robótica para Retocolite Ulcerativa: vantagens e desvantagens.
A Cirurgia Robótica oferece maior precisão, menor dor e recuperação rápida. No entanto, pode ter custo elevado em comparação a outras técnicas.
6. O que é uma ileostomia e quando é necessária na Retocolite Ulcerativa?
A ileostomia desvia o trânsito intestinal para uma bolsa externa. É necessária após a colectomia total em casos graves de RCU, ou para preservação de anastomoses de risco.
7. RCU e Doença de Crohn: Qual a diferença no tratamento cirúrgico?
A RCU atinge apenas colon e reto; Crohn pode requerer remoção em várias áreas do trato gastrointestinal, até mesmo o estômago.
8. Como funciona a colectomia total em pacientes com Retocolite Ulcerativa?
A colectomia total remove todo o cólon para controlar inflamações graves, podendo incluir ileostomia ou construção de bolsa ileal.
9. O que esperar do pós-operatório da cirurgia para Retocolite Ulcerativa?
Espera-se recuperação gradual, com adaptação à dieta e monitoramento de complicações como a pouchite ou infecções.
10. Cirurgia para RCU: quais são as alternativas minimamente invasivas?
Alternativas incluem cirurgia laparoscópica ou robótica, que reduzem dor, cicatrizes e tempo de internação em casos de RCU.
0 comentários